segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Natação emagrece, rejuvenece e traz inúmeros benefícios para a saúde

Natação aliada do emagrecimento

Natação emagrece, rejuvenesce e traz muitos benefícios para a saúde

A prática é pra lá de vantajosa para saúde física e emocional, além de ajudar a eliminar os quilinhos extras de forma natural e super agradável em todas as idades.
Por Simone Dias

Se você quer manter a saúde em dia, aumentar a resistência, emagrecer, tonificar , rejuvenescer as células do corpo e ainda prevenir várias doenças, a natação é o esporte mais indicado para conquistar uma vida mais saudável sem muito esforço. Para quem está em fase de desenvolvimento, ela ajuda no crescimento, aumenta a resistência, no fortalecimento de músculos e ossos. Vale muito a pena!
Restrição: é uma prática que pode ser feita por qualquer pessoa, inclusive gestantes e idosos, salvo sob-restrição médica. Consulte sempre seu médico.

Pratique
- 2 vezes por semana e no máximo 5 vezes
- 30 a 60 minutos por dia
- Varie a intensidade e os movimentos

Benefícios
- Aumenta a capacidade respiratória e circulatória, favorecendo a prevenção e o tratamento de doenças do trato respiratório e cardíaco.
- Aumenta o raciocínio, pois melhora a oxigenação das células cerebrais. Além de colaborar com o aumento de equilíbrio e coordenação motora.
- Previne doenças degenerativas como o Mal de Alzheimer e o Câncer, pois é um poderoso rejuvenescedor e renovador celular.
- Desenvolve massa muscular e fortalece os músculos.
- Amplia os movimentos articulares e a elasticidade, favorecendo uma maior flexibilidade dos músculos e articulações.

Perdendo Peso
Para emagrecer é necessário gastar mais calorias do que consome, isso é um fato. A alimentação deve ser a mais saudável possível e com qualidade nutritiva. Evite doces, gordurosos, refinados, inclua no cardápio muita água, frutas, legumes e alimentos integrais, eles vão ajudar a aumentar o metabolismo e fornecer vitaminas, sais minerais e a energia necessária para todo o dia. Estima-se a perda de 600 calorias por hora e ainda favorece o fortalecimento dos músculos, tonificando o corpo.



Postado Por: Unknown17:53

Perca 5 quilos por semana com a dieta do Hcor

Arquivado em:

Perca 5 quilos por semana com a dieta do Hcor
Melhor dieta para emagrecer é recomendada pelo Hospital do Coração

Por Simone Dias

Nada melhor que fazer uma dieta elaborada com carinho pelo Hospital do Coração. Essa dieta foi trabalhada por Rosana Perim Costa, Gerente de Nutrição do HCor , para a redução de peso em pacientes que estavam muito acima do peso e com problemas cardíacos, mas a dieta fez sucesso e caiu na rede.
Cuidar da alimentação e do peso pode prevenir várias doenças como as cardiovasculares, problemas gástricos, ortopédicos  e alguns tipos de câncer que estão associadas ai aumento excessivo de peso que pode levar a obesidade mórbida.

Calcule seu índice IMC, para saber se está acima do peso.

IMC = peso dividido pela altura2 (altura + altura)

Tabela de índice corporal
·         IMC Abaixo de 17 >> Muito abaixo do peso ideal
·         IMC Entre 17 e 18.49 >> Abaixo do peso ideal
·         IMC Entre 18.5 e 24.99 >> Peso ideal
·         IMC Entre 25 e 29.99 >> Acima do peso ideal
·         IMC Entre 30 e 34.99 >> Obesidade
·         IMC Entre 35 e 39.99 >> Obesidade Severa
·         IMC Acima de 40 >> Obesidade Morbida

Dieta Hcor

Se estiver acima do peso, siga as dicas abaixo e perca até 5 quilos por semana, segundo seguidores.

Consuma diariamente, mas com moderação

·         LEGUMINOSAS: feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico, soja e seus derivados. Uma a duas vezes ao dia, no almoço e no jantar.
·         CEREAIS: pães, biscoitos, torradas, arroz, massas, batata, mandioca, milho, farinhas, aveia, centeio etc. Prefira as versões integrais.
·         CARNES: peixes, aves, carne bovina, carne suína, ovos, frios e embutidos. É importante preferir os cortes com menos gordura (peixes, aves sem pele, lombo e filet mignon suíno, contrafilé sem gordura aparente, patinho, coxão mole, miolo de alcatra etc.) e controlar a freqüência de consumo de frios e embutidos, sem exagerar nas quantidades.

Consuma diariamente

VERDURAS E LEGUMES: alface, rúcula, escarola, couve, tomate, cenoura, pepino, abobrinha, berinjela, etc. Devem ser consumidas em maiores quantidades, no almoço e no jantar.
·         FRUTAS: laranja, banana, maçã, melão, morango, abacaxi, pêra, salada de frutas simples. Cerca de três por dia, sem comer todas de uma vez só.
·         LEITES, QUEIJOS E IOGURTES: consumir cerca de 3 porções ao dia de leites e derivados com teores reduzidos de gorduras (desnatados, semi-desnatados e light ou zero).

Evite ou controle a ingestão

·         GORDURAS – nesse grupo, além de considerarmos as gorduras como margarina, manteiga, óleos vegetais e azeite de oliva devemos também considerar os alimentos fritos e alimentos gordurosos, como os frios e embutidos, folhados, preparações com creme de leite e leite condensado etc.
·         AÇÚCAR: refinado, cristal, mascavo, orgânico;
·         MEL e DOCES: bolos, tortas, mousses, chocolates, doce de leite, sorvetes, paçoca, doce de frutas etc.

Fonte: hcor.com.br

Postado Por: Unknown17:47

Saiba como controlar a pressão

Arquivado em:


Saiba como controlar a pressão

A hipertensão é uma doença crônica, não tem cura, mas pode ser adquirida ao longo da vida por vários motivos. A má alimentação, o estresse e as noites mal dormidas podem colaborar para o aumento da pressão arterial. 

Por Simone Dias

A pressão alta é apenas o ponto inicial para desencadear tanto males circulatórios como cardíacos. Pacientes com pressão superior a 140/90mmHg já são considerados hipertensos. Os hipertensos correm mais risco de ter problemas no coração, rim e até no cérebro. Fique atento com o que você ingere, mantenha-se no peso e faça exercícios para reduzir os riscos.
OBS. Quem sofre de hipertensão deve ter acompanhamento médico e medir sempre a pressão para verificar como andam os batimentos cardíacos.

Regulando a pressão naturalmente

Fique em forma

Um fator que propicia o aumento da pressão é o sobrepeso. Com os quilinhos a mais dificulta a circulação e consequentemente exige muito esforço do coração para bombear o sangue.

Pratique atividades físicas: Exercite-se regularmente pelo menos 30 minutos. Pode ser uma caminhada, natação, hidroginástica ou atividades aeróbicas que contribuem e muito para a melhora do sistema circulatório e aumenta a capacidade dos pulmões. Faça antes uma avaliação e respeite os seus limites.

- Reduza o sal: O sal retém líquidos o que acarreta a hipertensão. Diminua o consumo de sal. Pense que praticamente tudo leva sal então na hora de temperar a comida tenha cuidado. Uma dica é usar o sal de ervas que vem sendo muito utilizado e pode ser consumido por toda a família. Segue a receita abaixo:

Receita de sal com ervas
Ingredientes
• Alecrim desidratado
• Manjericão desidratado
• Orégano desidratado
• Salsinha desidratada
• Sal comum ou de preferência o sal light (com menor índice de sódio)

Preparo
Bata no liquidificador, partes iguais das ervas e do sal. Guarde em um pote de vidro bem fechado e use no lugar do sal comum.

- Dieta saudável: Diminua o consumo de gordura saturada. Inclua na alimentação muitas frutas, verduras e legumes, alguns tem propriedades que ajudam a controlar o colesterol e a controlar os níveis triglicéricos no organismo. Prefira carnes magras como frango e peixe, além de serem menos gordurosos o peixe por exemplo tem um tipo de gordura altamente benéfica.
- Evite o Álcool e o Fumo: Se for beber, beba vinho um cálice por dia é o suficiente para trazer benefícios à saúde, mais que isso pode trazer consequências para a pressão.

- Estresse: O estresse é uma resposta psíquica do organismo avisando que está sobre carregado fisicamente ou emocionalmente. Isso acarreta o aumento da pressão e favorece doenças do coração. Busque atividades relaxantes e tenha boas noites de sono.



Postado Por: Unknown17:42
Arquivado em:

Dietas Saudáveis  que ajudam a emagrecer naturalmente  existem vários tipos de dieta para enxugar as gordurinhas a mais. Especialistas avisam, nem toda dieta é saudável, fique atento e escolha uma que mais combina com você.
Por Simone Dias
Cuidado com as dietas de revistas, nem sempre elas vão fornecer os nutrientes que seu corpo precisa para se manter saudável.
Dieta significa um conjunto de hábitos alimentares. Se os hábitos forem saudáveis, sua dieta terá muito mais chances de ter sucesso e fica muito mais fácil manter o corpo em forma. A reeducação alimentar é a melhor opção, mas existem outras dietas divulgadas que ajudam a emagrecer e se manter saudável.

Tipos de Dietas Da Desintoxicação

Ajuda a eliminar toxinas, melhora a circulação sanguínea, restaura as funções do fígado e rins. Recomenda-se fazer a dieta pelo menos 3 vezes ao ano e por 7 dias seguidos ou mais. Deve-se evitar produtos a base de açúcar, farinha branca, refinados, industrializados, carne vermelha e álcool. A água é muito importante em qualquer dieta, pois ajuda o organismo a eliminar naturalmente as toxinas, bem como a introdução de frutas, verduras e legumes na alimentação.

Macrobióticas

Utilizam a combinação de alimentos com cargas opostas, baseada nos princípios ayurvédicos, balanceiam a dieta nas propriedades do yin e yang. O ideal é abandonar o consumo de carnes e optar por cereais integrais, legumes e outros alimentos naturais cultivados de forma mais saudável possível.

Vegetariana

São várias categorias de dietas vegetarianas, mas em especial o que vale lembrar é a proibição do consumo de carnes. Alguns comem carnes brancas como o peixe e outros não comem carne alguma e incluem na dieta alimentos derivado de animais. Outro grupo mais radical se restringe de qualquer tipo de carne e de derivados de animais. Esses tipos de dietas são super saudáveis embora controvérsias. A atenção deve ser redobrada para alguns nutrientes e o estudo sobre os alimentos é frequente para os seguidores desse hábito. Saber o que come deveria ser um hábito para todas as dietas.

Mediterrâneas


Valorizam o consumo de azeite de oliva, legumes, frutas, verdura, temperos e ervas, sementes, frutos do mar, peixe e vinho. Têm sua própria pirâmide nutricional que incluem também na grãos integrais, muita água e a prática de atividades físicas.  Esse tipo de dieta reduz o risco de doenças degenerativas e cardiovasculares.

Postado Por: Unknown17:30

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Arquivado em:

Postado Por: Unknown16:22

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

SAÚDE.

Arquivado em:

Alimentos Contra a Depressão
Por Simone Dias

A depressão é uma doença traiçoeira, a qual faz com que seu portador muitas vezes confunda com um simples cansaço e é justamente aí que eles se enganam, pois geralmente as pressões e as correrias do dia-a-dia prejudicam e muito as noites de sono. É uma bola de neve que pode levar a sérios problemas de saúde. Suas causas são diversas, mas, geralmente, têm em comum as provações diárias que as pessoas se submetem como cobranças no trabalho, busca de um padrão melhor de vida, ansiedade, culpa, desentendimentos familiares e conjugais.
Problemas, preocupações e até mesmo atividades físicas exigem do organismo humano um esforço que, nem sempre, ele está preparado para encarar.

Podemos amenizar esses sintomas com alimentos que favorecem a regulação de alguns nutrientes no nosso organismo. O estresse padrão relacionado ao trabalho e a acontecimentos mais leves, podem sim ser curados com uma mudança na alimentação.

A alimentação é um fator muito importante tanto para a saúde física quanto a mental. Então para deixar o estresse e a depressão de lado deve-se encontrar um equilíbrio natural entre a alimentação, estilo de vida e o lado emocional, buscando sempre se fortalecer e buscar ajuda caso o problema não se resolva. O dia-a-dia muitas vezes nos cobra muito do nosso organismo e devemos ficar atentos aos fatores que nos cercam e eliminar tudo o que faz mal, inclusive na alimentação.

Darei algumas dicas de alimentos que ajudaram no tratamento e na prevenção da tão popular doença que vem devastando o mundo. Não perca tempo, cuide-se, durma bem, pratique atividades físicas, elimine toxinas, hidrate-se, alimente-se de forma equilibrada e busque o melhor para sua felicidade. Seja feliz consigo mesma e seu organismo agradecerá lhe dando o melhor para se manter firme e forte!

Alguns alimentos que favorecem o bem estar e previnem a depressão

Abacate
Jabuticaba
Banana
Castanhas-do Pará
Nozes
Amêndoas
Aveia
Centeio
Espinafre
Brócolis
Alface
Maçã
Laranja
Pimenta

Mel

Postado Por: Unknown20:13

terça-feira, 3 de setembro de 2013

ENERGIA RADICAL É TUDO QUE ENVOLVE, EXERCÍCIOS ADRENALINA, FÉ CUIDADO COM A SAÚDE E SEUS SEMELHANTES.

Arquivado em:

A vida, a beleza, energia  radical e a natureza.
podemos dizer quanta beleza, ao ver a criação primeiramente, de DEUS, depois  o que criamos,
sim o  que criamos, qual  é  o nosso proceder, diante da  familha, diante da sociedade e principalmente diante de DEUS.
Haja  com  sabedoria, buscai  primeiramente a DEUS  e tudo  mais  vos  será acrescentado.
principalmente, vai  saber  o  que é ser  feliz  de verdade,  coração  alegre,  energias  renovada.
Que  dizemos diante  da  oração  de  Habacuque;
Ainda que a figueira não  floresça, nem haja fruto na 
vide; O produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; A s ovelhas sejam arrebatadas do aprisco ,  e nos curais não  haja gado, toda via  eu me alegro  no senhor exulto no DEUS da  minha salvação.  O senhor DEUS é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e  me faz andar altaneiramente.
RÁ, RÁ; EU! neste quiosque  na natureza  neste lugar,
sim estaria feliz sorrindo por dentro, sim  porque  são lugares assim que  nos levam a ver e observar um   pouquinho do  que  é  ter  qualidade de vida.
Particularmente penso assim;  aquele que habita no esconderijo do  altíssimo e descansa a sombra do onipotente diz ao senhor;  Meu refugio e meu baluarte DEUS meu em quem confio. Pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa.... salmo 91.
MEUS amigos leitores  meu nome é Geovane  Vidal  de sua  opiniaõ  deixe  sugestões elogie critique  faça  o que o seu coração  manda, mas  o  meu  desejo é  que DEUS abençoe você seu lar sua familha em geral amém.

Postado Por: Unknown17:19

cuidados com a saúde.

Arquivado em:

Candidíase, uma doença insistente!

Por Simone Dias

A Candidíase é uma infecção causada pelos fungos chamados Candida Albicans, que afeta algumas partes do corpo, como a mucosa da boca e dos órgãos genitais, bem como também os seios da mulher. Em circunstâncias normais, a Candida albicans pode ser encontrada em 80% da população humana sem que isso implique em quaisquer efeitos prejudiciais a sua saúde, embora o excesso resulte em candidíase.
 É uma doença séria, íntima, chata e perigosa! Ainda não se tem um tratamento certeiro para a cura desse mal que atinge milhares de pessoas no mundo, mas há muitos testemunhos onde a alimentação natural e controlada, resolve o problema na maioria das vezes.
Sintomas de candidíase
Na mulher:
Coceira na vulva e na vagina;
Dor/ Ardor ao urinar;
Vermelhidão na vulva;
Corrimento branco, tipo leite talhado com ou sem mau cheiro.

No homem:
Dor durante o contato íntimo;
Assadura na glande;
Ardor ao urinar;
Leve inchaço do órgão genital masculino;
Pode haver um eventual corrimento, semelhante ao sêmen.

Causas da Candidíase
A candidíase pode ser causada por:
Antibióticos;
Sistema imunológico enfraquecido;
Diabetes descompensada;
Alterações hormonais, como as que ocorrem na gravidez;
Diarréia crônica;
Prisão de ventre;
Estresse;
Trauma emocional;
Pode manifestar-se na boca, na mama e nos intestinos.
Dicas de Drauzeo Varella
Geralmente, a candidíase está associada à queda da imunidade, ao uso de antibióticos, anticoncepcionais, imunossupressores e corticoides, à gravidez, diabetes, alergias e ao HPV (papiloma vírus).

Diagnóstico
É feito pelo exame clínico ginecológico, de laboratório e pelo exame de Papanicolau.
Recomendações
* Procure alimentar-se equilibradamente e levar vida saudável;
* Evite o consumo de bebidas alcoólicas e não fume;
* Use camisinha em todas as relações sexuais;
* Não se descuide da higiene íntima;
* Evite roupas justas demais e de material sintético;
* Prefira o papel higiênico branco e sem perfume;
* Não use absorventes internos;

* Siga criteriosamente as recomendações de seu médico. Não suspenda o uso dos medicamentos sem sua recomendação.


Postado Por: Unknown15:10

sábado, 31 de agosto de 2013

ALIMENTOS SALDÁVEIS

Arquivado em:

Alimentação na Escola    por Simone dias
Na volta as aulas os pais devem ficar muito atentos com a alimentação de seus filhos. Procure diversificar o cardápio, incluir alimentos crus como as frutas e evitar o consumo de alimentos industrializados para garantir todos os nutrientes que seu filho vai precisar para se desenvolver com saúde e energia.
Alimentação na Escola
Na volta as aulas os pais devem ficar muito atentos com a alimentação de seus filhos. Procure diversificar o cardápio, incluir alimentos crus como as frutas e evitar o consumo de alimentos industrializados para garantir todos os nutrientes que seu filho vai precisar para se
desenvolver com saúde e energia.
As cantinas das escolas são verdadeiras tentações para as crianças e adolescentes que frequentam os intervalos para o lanche. Os filhos mais novos aceitam bem os lanchinhos de casa, já os adolescentes acham que é coisa de criança e que o legal é devorar o que der vontade da cantina mesmo.
 A importância de passar o conhecimento aos filhos sobre alimentação e os benefícios ou problemas que elas podem dar, ajuda e muito no crescimento e na saúde das crianças. O contato com a natureza e com os alimentos que ela fornece, vai incentivar e até abrir o apetite dos jovens que passarão a escolher melhor o que comer.
Como equilibrar o cardápio
O que eles precisam? O segredo na hora de montar um cardápio equilibrado é sempre colocar pelo menos um alimento de cada grupo alimentar. São 3 grupos divididos entre alimentos construtores, reguladores e energéticos. Eles estão em fase de crescimento e desenvolvimento, precisam de nutrientes, proteínas, fibras, vitaminas, minerais e muita água para garantir que o organismo vai funcionar corretamente.
Construtores
Os construtores são os alimentos ricos em proteínas, como o leite, queijo, ovos, carne, frango e peixe. Também são ricos em proteína a soja, ervilha, grão de bico, lentilha, feijão, nozes, castanhas e linhaça. Esses alimentos são essenciais na fase de gestação da mãe, na infância e na adolescência atuando no crescimento e desenvolvimento desde a barriga. Após esse período atua como rejuvenescedor, renova a pele, repara fraturas e cicatriza ferida.
O leite e seus derivados como o queijo, requeijão, manteiga e maionese são ricos em proteínas, cálcio e gordura saturada. E devem ser consumidos em menos quantidade, pois, são muito calóricos.
Reguladores
Os reguladores são alimentos normalmente de origem vegetal que contêm nutrientes, vitaminas e minerais. Eles têm o papel principal de fortalecer o sistema imunológico, regular a circulação sanguínea, o colesterol, a digestão e atua no bom funcionamento dos intestinos por serem ricos em fibras e água. Previne quase todos os tipos de doenças que depende do sistema circulatório, respiratório, digestivo, emocional e doenças degenerativas.
Milho, alface, tomate, cenoura, azeitona e agrião picadinhos, são ótimos acompanhamentos para sanduíches que podem conter como fonte de proteína o atum, o queijo e o requeijão. Para acompanhar um suco natural de laranja, limão, acerola que vão aumentar a absorção de ferro e fortalecer o sistema imunológico. Outra opção para acompanhar é o leite com chocolate e uma fruta ou salada de frutas. No lugar da manteiga pode usar o azeite de oliva, que é composto por óleos essenciais que combate o mau colesterol.
Energéticos
Representam a menor porcentagem na pirâmide alimentar e são os alimentos ricos em carboidratos. Oferecem energia e disposição para o dia-a-dia. Deve ser consumidos em menor quantidade por ser mais calóricos. Alguns energéticos devem ser evitados como os doces e os refrigerantes, podendo ser substituídos por sucos de frutas e de sobremesa frutas.
Prefira os pães e bolos integrais, cereais, banana, abacate, açaí do que os biscoitos recheados ou bolos confeitados e etc. São fontes energéticas mais nutritivas, as nozes, castanhas e o amendoim, alimentam muito apesar do tamanho, são ricos em óleos essenciais que aumentam a saciedade e combatem o mau colesterol. Uma boa pedida são as barrinhas de cereais, uma banana ou uma maçã e um suco de laranja por exemplo é um ótimo cardápio bem equilibrado e nutritivo.
Use sua criatividade e brinque com os ingredientes! Saúde em casa e na escola sempre!



Hamburguer, salgados e batata-frita
De saudável não tem nada, mas é tentador. É rico em gordura saturada, colesterol, proteína animal, proteína láctea, sódio e ferro. De saudável só o tomate e o alface, pois normalmente o pão é branco. Colaboram para a hipertensão, o aumento do peso, gorduras localizadas e na adolescência o aparecimento de acnes e espinhas, além de reduzir a energia que é enviada ao cérebro, dificultando o aprendizado.
Doces e refrigerantes
São deliciosos e carregados de açúcar, podendo causar a diabetes, aumento de peso e cáries. Além do gás do refrigerante que causa desconfortos gastrointestinais. O açúcar deve ser consumido em pequenas quantidades, então, opte pelas sobremesas naturais, como frutas ou uma salada de fruta bem colorida.
Evitar
Consumir
X Produtos industrializados
X Tortas ou bolos caseiros
X Lanches gordurosos, batata-frita, pastéis, salgados e salgadinhos
X Lanches saudável: pão integral + azeite + queijo branco ou atum + legume ou verdura
X Refrigerantes e sucos industrializados
X Suco Natural ou vitamina ou leite com chocolate
X Doces, bolos confeitados, balas e chicletes
X Barrinhas de cereais, frutas, salada de frutas, iogurte ou gelatina
 as
As cantinas das escolas são verdadeiras tentações para as crianças e adolescentes que frequentam os intervalos para o lanche. Os filhos mais novos aceitam bem os lanchinhos de casa, já os adolescentes acham que é coisa de criança e que o legal é devorar o que der vontade da cantina mesmo.
 A importância de passar o conhecimento aos filhos sobre alimentação e os benefícios ou problemas que elas podem dar, ajuda e muito no crescimento e na saúde das crianças. O contato com a natureza e com os alimentos que ela fornece, vai incentivar e até abrir o apetite dos jovens que passarão a escolher melhor o que comer.
Como equilibrar o cardápio
O que eles precisam? O segredo na hora de montar um cardápio equilibrado é sempre colocar pelo menos um alimento de cada grupo alimentar. São 3 grupos divididos entre alimentos construtores, reguladores e energéticos. Eles estão em fase de crescimento e desenvolvimento, precisam de nutrientes, proteínas, fibras, vitaminas, minerais e muita água para garantir que o organismo vai funcionar corretamente.
Construtores
Os construtores são os alimentos ricos em proteínas, como o leite, queijo, ovos, carne, frango e peixe. Também são ricos em proteína a soja, ervilha, grão de bico, lentilha, feijão, nozes, castanhas e linhaça. Esses alimentos são essenciais na fase de gestação da mãe, na infância e na adolescência atuando no crescimento e desenvolvimento desde a barriga. Após esse período atua como rejuvenescedor, renova a pele, repara fraturas e cicatriza ferida.
O leite e seus derivados como o queijo, requeijão, manteiga e maionese são ricos em proteínas, cálcio e gordura saturada. E devem ser consumidos em menos quantidade, pois, são muito calóricos.
Reguladores
Os reguladores são alimentos normalmente de origem vegetal que contêm nutrientes, vitaminas e minerais. Eles têm o papel principal de fortalecer o sistema imunológico, regular a circulação sanguínea, o colesterol, a digestão e atua no bom funcionamento dos intestinos por serem ricos em fibras e água. Previne quase todos os tipos de doenças que depende do sistema circulatório, respiratório, digestivo, emocional e doenças degenerativas.
Milho, alface, tomate, cenoura, azeitona e agrião picadinhos, são ótimos acompanhamentos para sanduíches que podem conter como fonte de proteína o atum, o queijo e o requeijão. Para acompanhar um suco natural de laranja, limão, acerola que vão aumentar a absorção de ferro e fortalecer o sistema imunológico. Outra opção para acompanhar é o leite com chocolate e uma fruta ou salada de frutas. No lugar da manteiga pode usar o azeite de oliva, que é composto por óleos essenciais que combate o mau colesterol.
Energéticos
Representam a menor porcentagem na pirâmide alimentar e são os alimentos ricos em carboidratos. Oferecem energia e disposição para o dia-a-dia. Deve ser consumidos em menor quantidade por ser mais calóricos. Alguns energéticos devem ser evitados como os doces e os refrigerantes, podendo ser substituídos por sucos de frutas e de sobremesa frutas.
Prefira os pães e bolos integrais, cereais, banana, abacate, açaí do que os biscoitos recheados ou bolos confeitados e etc. São fontes energéticas mais nutritivas, as nozes, castanhas e o amendoim, alimentam muito apesar do tamanho, são ricos em óleos essenciais que aumentam a saciedade e combatem o mau colesterol. Uma boa pedida são as barrinhas de cereais, uma banana ou uma maçã e um suco de laranja por exemplo é um ótimo cardápio bem equilibrado e nutritivo.
Use sua criatividade e brinque com os ingredientes! Saúde em casa e na escola sempre!

Imagem:
Os vilões das cantinas
Hamburguer, salgados e batata-frita
De saudável não tem nada, mas é tentador. É rico em gordura saturada, colesterol, proteína animal, proteína láctea, sódio e ferro. De saudável só o tomate e o alface, pois normalmente o pão é branco. Colaboram para a hipertensão, o aumento do peso, gorduras localizadas e na adolescência o aparecimento de acnes e espinhas, além de reduzir a energia que é enviada ao cérebro, dificultando o aprendizado.
Doces e refrigerantes
São deliciosos e carregados de açúcar, podendo causar a diabetes, aumento de peso e cáries. Além do gás do refrigerante que causa desconfortos gastrointestinais. O açúcar deve ser consumido em pequenas quantidades, então, opte pelas sobremesas naturais, como frutas ou uma salada de fruta bem colorida.
Evitar
Consumir
X Produtos industrializados
X Tortas ou bolos caseiros
X Lanches gordurosos, batata-frita, pastéis, salgados e salgadinhos
X Lanches saudável: pão integral + azeite + queijo branco ou atum + legume ou verdura
X Refrigerantes e sucos industrializados
X Suco Natural ou vitamina ou leite com chocolate
X Doces, bolos confeitados, balas e chicletes
X Barrinhas de cereais, frutas, salada de frutas, iogurte ou gelatina


Postado Por: Unknown06:30